expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 15 de maio de 2016

Post 15: Filme/livro do mês- "O Caso dos dez negrinhos"/ "E Não Sobrou nenhum" (Ten Little Niggers/And Then There were None)

Oi,pessoal.
Estão bem?
Hoje é dia de "filme/livro do mês". Para este mês,trago um clássico de Agatha Christie,a   Dama do Crime: "O Caso dos Dez Negrinhos"

O livro
Um dos maiores best-sellers de todos os tempos.


(Editora Globo)

Sinopse: "Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil."

O livro começa apresentando alguns personagens: um juiz aposentado , uma professora no período de férias , um homem forte que já esteve em muitos lugares interessantes, uma senhora bem religiosa, um velho general, um médico,um jovem belo, um homem um tanto misterioso.

 

Pessoas diferentes mas todas seguindo para o mesmo lugar: A Ilha do Negro. A maioria fora convidada por cartas. O anfitrião era um homem misterioso,conhecido apenas como U.N. Owen. Havia um certo burburinho a respeito dessa ilha. Os oito são  recebidos pelo casal de empregados,os Rogers. Os hóspedes ficam sabendo por meio dos empregados que o tal Owen ainda não estava na casa e que chegaria em breve. Certo. Enquanto isso,percebe-se que foi deixado no quarto de cada um dos presentes um pequeno poema infantil:

                                              "Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez.
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum."


Até ai tudo bem. Durante o jantar,os presentes descobrem que havia exatamente 10 bonequinhos de negros de porcelana em cima da mesa. Tudo normal. Porém,nessa mesma noite,uma voz misteriosa acusa cada um dos presentes de cometer assassinato. A partir daí começam a ocorrer mortes terríveis...

.Este foi o segundo livro que li da autora.O primeiro,"Um Gato entre os pombos" (Cat Among The Pigeons) é um livro bom, mas não me prendeu tanto quanto este. Devo dizer que este livro foi um dos melhores que já li.
 O assassino era uma pessoa muito inteligente e engenhosa e um tanto cruel também. Em nenhum momento imaginei que esta pessoa era o assassino,hehe...
Só posso dizer que é um livro muito surpreendente.

.A a tradução pela Editora Globo ficou muito boa,a única coisa que alguns acham um pouco estranha é frases do tipo: "duas horas e um quarto".Mas nada que comprometa a obra.

.O nome que foi dado originalmente é "Ten Little Niggers" ou "Dez negrinhos". Porém,o título não foi bem aceito pelos EUA  pelo fato de ser considerado um nome pejorativo por causa da palavra "nigger" . Daí, o título foi alterado para "Ten little indians" (Dez indiozinhos) que também não foi aceito. Decidiu-se ,então, que o título do livro seria alterado para "And Then There Were None",a última frase do poema. Acontece que o livro caiu nas "graças" do politicamente correto no Brasil também de modo que agora é chamado de "E Não Sobrou Nenhum". Acho que não havia necessidade dessa mudança mas O.K.,né?...

A edição que tenho também é da Editora Globo.Comprei recentemente,então o livro leva o título novo. Pessoalmente,não achei a capa muito atraente mas o conteúdo compensa,hushuashua..
Como o título mudou algumas coisas dentro do livro tiveram que ser alteradas."Negrinhos" tornou-se "soldadinhos". Isso fez com que o poema sofresse algumas alterações.

(A imagem está um pouco ruim,tirei pelo celular,hehe.. Sorry)





 Título original: Ten Little Niggers
Autora: Agatha Christie
Ano de Lançamento: 1939
Narrado em: terceira pessoa.

                          
                                                   "Recomendo"- Nanda Leite (mais conhecida como eu)


                                 ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥



O filme

"O Caso dos dez negrinhos" já teve bastante adaptações para o cinema e teatro (acredito que tenha existido adaptações  para a TV também), porém algumas fugiram um pouco da história original o que é um pouco decepcionante. Mas uma adaptação que foi boa é a russa de 1987
Esse filme foi bem fiel ao livro. As atuações foram um tanto caricatas mas acho que talvez seja uma das melhores adaptações do livro.
 Ela está disponível no YouTube. Para assistir,clique   aqui.


Tatyana Drubich deu vida a Vera Claythorne, a professora.

Título original: Desyat Negrityat
Diretor: Stanislav Govorukhin
Ano de Lançamento: 1987
Duração:  2h17 min.

Curiosidades:
-Houve outras adaptações,como já mencionei.Alguns exemplos são:

*"O Vingador Invisível" (And Then There Were None,1945).Dirigido por René Clair.

* "E Não Sobrou Nenhum" (Ten Little Indians,1965). Dirigido por George Pollock.

*Também existe uma minissérie da BBC chamada "E Não Sobrou Nenhum" (And Then There were None).

-O filme foi filmado no Castelo Ninho da Andorinha em Yalta,Ucrânia.

                 
                                    ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário