expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 23 de julho de 2016

Post 17: Minissérie/livro do mês-"O Diário de Anne Frank" (The Diary of Anne Frank)/"Anne Frank :The Whole Story"

Oi,pessoal. Tudo bem?
Bem,a obra escolhida para o "filme/livro do mês" (um pouco diferente este mês)  é "O Diário de Anne Frank"

O livro

(Editora Record---tenho que dizer que acho lindíssima essa edição)
"Depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocauto.Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX."

Annelies Marie Frank (ou,simplesmente,Anne Frank) era judia,nascida a 12 de junho de 1929 em Frankfurt am Main,autora do diário,levava uma vida normal na Holanda,país pra onde a família se muda...ou pelo menos até o início da Segunda Guerra Mundial. Depois de tropas alemãs terem invadido o país,a Holanda veio a se render em 15 de maio de 1940.Com isso,vieram leis contra os judeus. Essas leis afetam muito a família Frank.Otto (pai de Anne) tenta a emigração para os EUA,porém sem sucesso. Então,em 6 de julho de 1942,a família Frank (Anne,seus pais e Margot,sua irmã) esconde-se no prédio onde ficava a empresa de Otto,o Anexo Secreto. Tempos depois,passam a dividir o esconderijo com a família van Pels e também com o dentista Fritz Pfeffer. Anne  relata de forma tocante as atrocidades cometidas contra o povo judeu. Acompanhamos também a vida pessoal da menina,seus sentimentos profundos,como sua relação com sua mãe,Edith Holländer-Frank,seus sentimentos por seu amigo,Peter van Pels,sua vida no Anexo Secreto,seus sentimentos sobre si mesma,entre outras coisas que Anne escreve com profundidade.
                                                                              "Aquele que é feliz espalha felicidade. Aquele que teima na infelicidade,que perde o equilíbrio e a confiança,perde-se na vida" -Anne 

Pessoalmente,não é um dos meus livros favoritos mas gostei muito porque foi algo diferente das coisas que eu estava acostumada a ler. Pra mim,Anne pareceu uma jovem muito madura,ainda mais durante o passar dos anos no Anexo (o diário foi escrito entre 1942 e 1944). É muito interessante ver a forma como ela enxergava o mundo e as pessoas.Não tem como explicar este livro:APENAS LEIAM!!! Isto não é um pedido,É UMA ORDEM!... Brincadeira,haahahaha..leiam se estiverem a fim :) 
Não é uma história perfeitinha,com um final super feliz e mágico ,pois é uma história real,com pessoas e sentimentos reais e humanos. Anne era muito sincera com Kitty (o nome que a mesma deu ao seu diário).
Recomendo a todos pois é muito fácil saber a parte histórica dos acontecimentos da época do Holocausto mas nem sempre vemos a parte humana,a parte das pessoas que estavam ali,passando por toda aquela perseguição. Tudo isso é perfeitamente descrito pela menina Anne.

 









Otto Frank+,o único sobrevivente dos que viveram no Anexo,mais tarde encontra-se com Miep e Jan Gies (pessoas que os ajudaram durante a época em que estavam escondidos no Anexo). Miep entrega a ele o diário de sua filha.
Anne desejava tornar-se uma escritora ou jornalista.Ela gostaria também que seu diário fosse publicado. E em 25 de junho de 1947,seu pai realiza sua vontade. 
O diário de Anne já  foi publicado em 70 idiomas,em mais de 60 países.*


                                                                                          "O relato pessoal mais emocionante sobre o Holocausto continua surpreendendo e impressionando!"- The New York times

*Algumas informações foram retiradas dos sites Anne Frank e Guia para Anne Frank 
+ Vale lembrar que Otto,mais tarde,se casou com Elfriede Geiringer,mãe de Eva Schloss,a autora de "Depois de Auschwitz" (After Auschwitz)

Título original: The Diary of Anne Frank
Autora: Anne Frank (ora,mas que novidade,não?)
Ano de lançamento: 1947
Narrado em: primeira pessoa (Anne---ora,não me diga!)
                                                  ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥

A minissérie
Pois é,caros leitores,este mês tem uma diferença: o post deste mês é "minissérie/livro do mês". Mas por quê,sendo que existe até um filme de 1959? Eu explico. Na minha opinião,o filme de 1959 é muito romanceado. Estou escrevendo a respeito da minissérie "Anne Frank: The Whole Story" porque ela parece mais fiel ao livro. Confesso que ainda não tive a chance de vê-la inteira mas algum dia,com muita esperança (e uma boa internet),vou conseguir vê-la completa.Assim espero.
Está disponível no YouTube (click)






(Hannah Taylor Gordon como Anne Frank)

Título original: Anne Frank-The Whole Story
Diretor: Robert Dornhelm
Ano de lançamento: 2001
Duração: 5 capítulos

Curiosidades:
-Lili Taylor,atriz de filmes como "Apostando no Amor" (Dogfight,1991) e "Rudy" (1993), interpretou Miep Gies

-Houveram também outras adaptações da história de Anne como:
*O já citado "O Diário de Anne Frank" (The Diary of Anne Frank,1959). De George Stevens.


* "Minha Querida Anne Frank" (Mi ricordo Anna Frank,2009). Este reconta a história de amizade entre Anne e Hannah Goslar. Inspirado no romance de Alison Leslie Gold. De Alberto Negrin.


* A peça da Broadway , "The Diary of Anne Frank",foi ganhadora de prêmios como o Pulitzer para Teatro. Susan Strasberg interpretou Anne.


Toneelstuk


                                         ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥

espero que tenham gostado. Se ainda não conhecem a história de Anne,recomendo muito. Vale a pena! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário